Elynalia Lima – 14h10min
Realizar intercâmbios de boas práticas e firmar parcerias com outros programas de atendimento ao cidadão tem sido o foco do governo do Acre, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão do Acre (Seplag). Durante toda a semana, de 6 a 10 de junho, a diretora da Organização em Centros de Atendimento (OCA), Francisca Brito, juntamente com o diretor de Gestão Interna da Seplag, Vinicius Otsub, e o diretor de Gestão de Pessoas, Guilherme Duarte, visitaram duas instituições de serviços públicos: o Serviço de Atendimento ao Cidadão da Bahia (SAC), e a Unidade de Atendimento Integrado de Minas Gerais (UAI).
Similar ao trabalho da OCA, o SAC e o UAI oferecem inúmeros serviços essenciais de cidadania. A central baiana foi a primeira Central de Atendimento ao Cidadão do Brasil. O programa disponibiliza mais de 400 serviços de forma totalmente online, por meio do SAC Digital, ideia que a OCA também irá implantar brevemente: ampliar ainda mais o atendimento remoto, elaborando uma plataforma em que o cidadão consiga realizar diversos serviços sozinho, sem sair de casa.
“A visita ao SAC tem sido valiosa, um intercâmbio de boas práticas que certamente trará muitos benefícios ao trabalho desenvolvido na OCA. Poderemos aprimorar nossas ferramentas de atendimento e gestão, levando a experiência do pioneirismo e modernidade do SAC para a nossa OCA. Estou encantada com o trabalho e a receptividade de toda a equipe do SAC”, declarou a diretora Francisca Britto.
O UAI está presente em mais de 30 municípios mineiros. Durante visita à Unidade da Praça 7, na capital Belo Horizonte, foi possível conhecer o modelo de gestão que é feito no local.
“Aqui é realizado o modelo de gestão PPP, parceria público privada, além da gestão compartilhada com as prefeituras. É enriquecedor, porque com essa troca, aplicando esse modelo nas nossas centrais, a gente consegue ampliar ainda mais a presença de OCAS no Acre”, disse a diretora.